O que é overbooking em voo: entenda o que você precisa saber!
Dias e França 08/05/25 Problemas com voo, Overbooking

Imagine-se no portão de embarque. Bilhete em mãos. Expectativa nas alturas. De repente, o anúncio: voo lotado. Mesmo com reserva confirmada. Esse é o overbooking em ação. Um jogo de números que pode deixar você de fora da decolagem. Se quiser saber o que é overbooking em voo, acompanhe o resto deste conteúdo.
Aqui, nós revelamos como as companhias calculam cada assento, quais passos você deve seguir e como transformar um imprevisto em vantagem.
Sumário:
Por que as companhias aéreas fazem overbooking?
O que acontece quando você enfrenta overbooking?
Como evitar transtornos com overbooking
Conte com o escritório Dias e França
O que é overbooking em voos?
Overbooking ocorre quando uma companhia aérea vende mais passagens do que assentos disponíveis. Essa prática baseia-se em estimativas de cancelamentos e no-shows.
Em outras palavras, a empresa prevê que nem todos os passageiros vão embarcar e, por isso, antecipa uma margem de erro. Quando tudo sai conforme o planejado, sobra gente.
Porém, se os cancelamentos forem menos do que o esperado, problemas surgem na hora do embarque.
Por que as companhias aéreas fazem overbooking?
Para as companhias aéreas, cada assento não ocupado representa receita perdida. Assim, elas recorrem ao overbooking como estratégia de gestão de risco. Além disso, cancelamentos de última hora e conexões perdidas agravam o problema.
Mesmo quando tudo flui bem, a empresa prefere correr o risco de ter de realocar dois ou três clientes a embarcar com o voo lotado. Faz parte da lógica de lucratividade. Contudo, a prática deve seguir regras claras.
O overbooking no Brasil não é crime, mas é certamente uma prática abusiva.
O que acontece quando você enfrenta overbooking?
Se você for selecionado para desembarcar antes de embarcar, as companhias tentam evitar constrangimentos. Primeiro, oferecem voluntários: um voucher de viagem futura ou upgrade em troca de ceder o assento. Quem topar ganha benefícios extras.
Caso ninguém se ofereça, a recusa pode ser imposta. Nesse caso, a empresa tem o dever de realocar o passageiro no próximo voo com vaga disponível. Você pode ficar horas ou até dias esperando reassentos.
E, em voos internacionais, o atraso pode chegar a 24 horas. É compreensível a irritação de quem vê o itinerário virar um emaranhado de planos frustrados.
Como evitar transtornos com overbooking
Você tem papel ativo nessa história. Fazer check-in com antecedência reduz a chance de ser preterido. Chegar cedo ao portão ajuda. Além disso, quem é membro de programas de fidelidade ganha preferência em casos de lotação.
Por isso, considere acumular milhas. Outra dica: evite voos em horários de pico, quando as chances de lotação aumentam.
Você também pode optar por companhias menores, menos propensas ao overbooking.
Por fim, busque seguro-viagem que cubra imprevistos de transporte. Se o plano incluir cobertura para atrasos e pernoite, você minimiza prejuízos e incômodos.
Seus direitos como passageiro
Mas você não está desamparado. No Brasil, a ANAC exige que a companhia ofereça assistência imediata: comunicação (ligações ou internet), alimentação e acomodação, se necessário, além de transporte terrestre até o hotel.
A indenização varia conforme o tempo de espera.
Se a recusa for involuntária, o passageiro tem direito a compensação financeira. É recomendado guardar todos os comprovantes e anotar os nomes dos atendentes. Assim, você fortalece qualquer reclamação futura.
Caso a companhia não ofereça o auxílio, o consumidor pode buscar indenização.
Guarde todos os comprovantes: bilhete, cartões de embarque, vouchers e protocolos de atendimento. Registre reclamação junto à ANAC (163) ou no portal Consumidor.gov.br e procure o Procon local.
Se necessário, busque assessoria jurídica para verificar a possibilidade de ajuizar ação de indenização — você pode exigir reparação integral de danos materiais e morais.
Conte com o escritório Dias e França
Quando as companhias descumprem regras, fica mais difícil garantir seus direitos sozinho. Por isso, é bom acionar especialistas. Conte com o escritório Dias e França.
Os profissionais estão preparados para exigir a compensação devida e orientar você sobre todos os passos legais.
A equipe investiga cada caso e monta uma defesa robusta. Além disso, o escritório oferece atendimento personalizado e suporte em toda a tramitação do processo.
Acesse nosso site e saiba mais!
Conclusão
Overbooking não é acaso; é estratégia. Ainda assim, não significa que você deva ficar sem assistência. Neste conteúdo, vimos o conceito, as motivações e as opções que você tem antes, durante e após o embarque.
Nós explicamos seus direitos e demos dicas práticas para driblar o problema. Se o imprevisto acontecer, mantenha a calma, reúna provas e procure auxílio especializado. Assim, você evita dores de cabeça e assegura a compensação adequada.
Dias e França
Escritório focado em Direito do Consumidor
Dias e França é um escritório com atuação Nacional, focado em defender os consumidores.